top of page

Não faça da sua obra arquitetônica um futuro amontado de tijolos.




Pense em seu projeto utilizando o conceito “cradle to cradle”, termo cunhado pelo arquiteto estadunidense William McDonough e pelo engenheiro químico alemão Michael Braungart em seu livro-manifesto Cradle to Cradle: Remaking the Way We Make Things, lançado em 2002.


Conhecido também pela sigla C2C, “cradle to cradle” significa “do berço ao berço” e postula a circularidade da cadeira produtiva. Na arquitetura, o termo atinge — literalmente — uma escala maior e mais complexa, assim, fechar o ciclo dos materiais se torna uma tarefa desafiadora. Dessa forma, a maneira mais usual de aplicar o conceito na arquitetura é garantindo que a edificação possa ser separada em diferentes materiais (de preferência de origem local) facilitando a sua reutilização em outro contexto, ou seja, uma edificação desmontável.


Logo, industrializar a obra, através da construção modular e pensar em cada elemento do complexo construtivo é a receita para você, arquiteto, pode utilizar para não ver seu projeto, anos depois, transformado em um monte de tijolos em um lixão, poluindo o planeta que vivemos.


Além disso, você pode adicionar valor ao seu projeto, buscando clientes mais exigentes e conscientes ambientalmente.



 


7 visualizações0 comentário

Комментарии


bottom of page